A história nos conta a história do pequenino Polegar, uma criança do tamanho do dedo mindinho da mão. Seus pais eram tão pobres que tiveram que abandonar Thumb junto com seus seis irmãos na floresta, pois não podiam alimentá-los.
No entanto, o engenhoso Polegar já havia ouvido os planos de seus pais, então ele pegou um punhado de pedras brancas que deixou cair no caminho quando eles entraram na floresta, para deixar uma trilha por onde voltar.
Tom Thumb é um conto escrito por Charles Perrault e publicado em 1697 em uma coleção de histórias intitulada Tales of yesteryear.
Graças a isso, ele e seus irmãos voltaram com a sorte de seus pais terem conseguido uma renda extra e sua economia ter melhorado. No entanto, com o tempo, eles voltaram aos mesmos problemas financeiros e repetiram o plano de deixá-los. Desta vez, Thumb foi pego mais desprevenido e, em vez de pedras, ele deixou cair migalhas de pão. No entanto, o que o nosso jovem protagonista não percebeu é que o pão ralado é uma iguaria para os animais da floresta, que depressa o devoraram e perdeu-se todo o vestígio e esperança de regressar a casa...